ENTREVISTA: Filipa Galrão

O 'Mais Notícias' apresenta a sua primeira entrevista à Radialista da Mega Hits, Filipa Galrão.





Filipa Galrão, locutora de rádio na Mega Hits, nascida a 26 de setembro de 1987, é declaradamente "viciada" no benfica e em health and fitness, tem um programa diário com o Paulo Pereira na rádio. Filipa Galrão é a nossa primeira entrevistada nesta nova rubrica.


TNBT - Olá Filipa Galrão. Antes de mais muito obrigado por esta entrevista, sendo a primeira pessoa a estrear este novo conceito de entrevistas no blogue, como te sentes?

Filipa Galrão - Não fazia ideia que este era um novo conceito mas já estou a sentir o peso da responsabilidade! Brincadeira :D A verdade é que gosto mais de entrevistar do que ser entrevistada mas vamos a isso.


TNBT - Filipa, vi no site da Mega Hits que és uma pessoa "que mistura tudo", mas como te descreves?

Filipa Galrão - Isso mesmo: uma mistura de várias coisas. Uma rapariga que tenciona nunca deixar de viver no campo mas que, ainda assim, não para de viajar pelo mundo. Uma miúda que vai ser mãe mas que continua a adorar sair à noite e ir a festivais de música. Alguém que adora saladas mas não dispensa um bom cozido à portuguesa. Acho que foi por tudo isto também que enveredei pelo entretenimento. Há inúmeras coisas que esta profissão me permite fazer e a liberdade criativa e de expressão para mim vale ouro.


TNBT - Em 2008 estavas a tirar Comunicação Social, na Católica, até que participaste para ser repórter no Rock In Rio com a Mega Hits. Como foi esta experiencia? Terias feito tudo outra de novo? Com esta aventura, a tua vida mudou?

Filipa Galrão - Verdade! Foi uma experiência inusitada porque não estava à espera de ganhar o casting para trabalhar no Rock in Rio. Nessa altura estava empenhada em ser jornalista mas, depois da experiência, não tive dúvida nenhuma sobre aquilo que eu queria seguir e o formato repórter/locutora apaixonou-me de imediato. A partir daí passei a empenhar-me nessa função até hoje.


TNBT - Agora pergunto o porquê de escolher a Rádio, em vez de seguir a vertente da televisão, jornais. O que a rádio te motiva?

Filipa Galrão - São coisas diferentes e que ninguém julgue que a Televisão é o caminho a seguir depois de se fazer rádio, porque pode não ser. A televisão não é mais do que a Rádio, são simplesmente diferentes. Na rádio motiva-me o multitasking: nós, locutores, fazemos tudo: a parte técnica, o copywriting, damos a voz, preparamos as entrevistas, gerimos redes sociais e até somos nós quem , por vezes, liga para os ouvintes a distribuir bilhetes :) Não temos uma regie nem ninguém a dar-nos ordens num auricular. Acho que esta é a verdadeira “magia” da rádio, este trabalho completo que nos torna profissionais de excelência no que à comunicação diz respeito e isso motiva-me e continuará a motivar-me sempre. Se um dia também fizer televisão, ótimo, saberei que vou aprender mais coisas e possivelmente novos métodos de trabalho e novas maneiras de comunicar.

 (Créditos: Mega Hits)


TNBT - Antes de chegar à Mega Hits, já tinhas trabalho ou estagiado em alguma rádio?

Filipa Galrão - Não.


TNBT  - Quando começaste a fazer parte concretamente da equipa de locutores da Mega Hits, o que começaste a fazer?

Filipa Galrão - Entrei como estagiária nas Mega Manhãs, a fazer produção de conteúdos. Saía em reportagem e escrevia para a equipa das manhãs. Foi assim durante 3 meses até que comecei a ter formação ao microfone e passado 6 meses já tinha um programa ao fim-de-semana.


TNBT - Depois de tudo isso, hoje em dia fazes o programa da Tarde de 2º a 6ºfeira, entre as 16h e as 20h com o Paulo Pereira. É um horário que te dá uma certa vontade ou preferias outro horário? E como é trabalhar com o Paulo? Existe química?

Filipa Galrão - Adoro este horário por várias razões. É o drive-time e o programa mais ouvido dentro do target da Mega e também é um horário que nos permite alguma flexibilidade durante a manhã para tratarmos dos nossos assuntos pessoais. A partir do 12h30 já estamos na rádio e prontos para começar a preparar todo um Show :) Existe imensa química com o Paulo, somos mesmo amigos e acho que isso se nota. Não estamos de acordo com muita coisa mas isso é bom porque permite ao ouvinte identificar-se mais com um de nós. O Paulo é um excelente profissional!

 (Créditos: Mega Hits)


TNBT - Até ao ano passado, Rui Maria Pego integrava a equipa da Tarde. Agora que o Rui faz as manhãs com a Maria Correia, achas que se perdeu um elo da equipa?

Filipa Galrão - Claro que não! Acima de tudo somos todos, toda a equipa de locutores, uma equipa unida e estas mudanças na grelha de programação não influenciam nunca os nossos relacionamentos. Trabalhamos todos para o mesmo que é o sucesso diário da Rádio e contribuímos todos para o trabalho de cada um e sempre com este objetivo em mente.


TNBT - Numa época em que as audiências são determinativas, como é trabalhar na Rádio Líder dos Jovens Portugueses? Existe alguma estratégia nível de audiências? Ligas muito a estas estatísticas?

Filipa Galrão - Existe mas nós, locutores, não estamos propriamente preocupados com isso. Deixamos essa tarefa para quem está a coordenar e a dirigir a Rádio. Nós só nos preocupamos em fazer o nosso trabalho com paixão e melhor de dia para dia.


TNBT - Qual é, digamos, o segredo para ser um ótimo profissional em rádio? E qual é o perfil dessa pessoa?

Filipa Galrão - Ao contrário do que se possa pensar, não é a “voz” o factor mais importante. Vozes lindas é o que não falta por aí. Há que aliar uma boa colocação de voz, no mínimo, com boa capacidade de comunicação, de passar a mensagem e acima de tudo pessoas capazes de ser criativas nos conteúdos e nas abordagens em antena. Há que ter, ou pelo menos demonstrar, paixão naquilo que se faz. A Rádio pretende ser honesta, criar ligações e empatias, há que sermos verdadeiros acima de tudo. É um trabalho que se vai fazendo ao longo do tempo. Ninguém nasce para a Rádio, só com trabalho e formação se consegue.



TNBT - Vês-te a trabalhar na rádio no futuro, mesmo num tempo em que as tecnologias dominam quase tudo?

Filipa Galrão - A Rádio é uma tecnologia! Nós estamos nas redes sociais, temos os programas em podcast no site, entrevistas, tudo. A Rádio não está só no carro, nem na telefonia que os velhotes levam para o estádio de futebol. É isso que também nos dá valor e nos dará sempre força: estamos onde estão as pessoas e isso é espetacular.

 (Créditos: Mega Hits)


TNBT - Já agora ainda consideras a rádio um dos principais meios de comunicação?

Filipa Galrão - Sem dúvida. O poder da imaginação que a rádio nos dá ( e que a televisão muitas vezes nos tira) é exemplar. A companhia, a surpresa do que virá a seguir, tudo isso é importante.


TNBT - Além da rádio, a Filipa tem um hobbie: o blog “Mojopin”. Como estás a achar do projecto?

Filipa Galrão - Está a correr super bem. O blog é uma extensão de mim, onde escrevo o que me vai na alma sem filtros e onde tenho mais tempo para divagar do que na rádio. Agora que estou grávida a partilha do que tenho vivido tem-me ajudado também a viver este “estado de graça” de forma mais descontraída.


TNBT - Além da Rádio e do Blogue, quais eram os próximos desafios que gostavas de experimentar?

Filipa Galrão - Vivo muito do momento e das oportunidades. Não tenho propriamente um plano que não passe pela Rádio e pela evolução dentro da mesma, mas estou sempre aberta a novos desafios.

TNBT - 1. Eu (Tiago Ferreira) sou um aluno que neste momento estou a tirar o curso de Comunicação, para futuramente seguir a vertente da rádio. Qual o conselho darias?

Filipa Galrão - Não penses que é fácil ou não escolhas rádio só porque “é giro”. Empenha-te ao máximo na formação enquanto radialista e mantém a humildade ao longo dessa aprendizagem. Vai haver dias em que vais achar que não tens jeito mas isso não existe, já sabes. Naturalmente “o jeito” surge quando trabalhas para isso. Não percas o foco e tenta sempre que a paixão que te fez escolher rádio não esmoreça.

TNBT - Antes de mais Filipa Galrão foi um gosto ter-te entrevistado, pois és uma ótima locutora e desejo tudo de bom para ti. Mais uma vez Obrigado.
Podem, entretanto, ouvir a Filipa na rádio Mega Hits de 2ª a 6ª na Tarde com o Paulo Pereira ( das 16h às 20h). Além disso no blogue 'Mojopin'.

Redes Socias da Filipa Galrão:

 (Créditos: Dama de Copas)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.